domingo, agosto 24, 2008



Mário Cláudio - Boa Noite Senhor Soares


Estreei-me com o Mário Cláudio e gostei da sua prosa escorreita. Gostei da narrativa do romance, da Lisboa tristonha, pálida e entediante dos anos 30 que M.C parece conhecer tão bem e do mundo afectivo das personagens que falam de si não falando. Há também a vida de família e a vida miserável e silenciosa da personagem feminina.
Conheci M.C na Figueira quando apresentou este livro no dia 3 de Julho no Casino da Figueira da Foz e aí apercebi-me numa conversa animada de um homem de comunicação simples e agradável, que nesta cidade tem leitores fiéis. Dizia então M.C que quis escrever uma história com princípio, meio e fim e de uma Lisboa que conheceu bem.
A história é contada por um rapaz que vem da província, de Escalos de Cima, concelho de Idanha-a-nova - António da Silva Felício para trabalhar como aprendiz de caixeiro num armazém da rua dos Douradores. No mesmo armazém trabalha o senhor Soares, que é tradutor. O senhor Soares é um homem sombrio, esquálido, reservado, sem interesses mundanos e que sobretudo é um poeta. Gradualmente a figura do senhor Soares transforma-se no principal foco de atenção do jovem António, pela sua vida enigmática e do qual saem poucas palavras para além das boas noites dadas aos rapazes do escritório no final da noite. E é esta personagem que vai atravessar a vida deste rapaz simples e dócil, numa química de admiração e de respeito e que já na sua velhice lhe dá nome ao neto - Bernardo. M.C revisita o heterónimo de Fernando Pessoa ou melhor o seu auto designado semi–heterónimo: “O meu semi- heterónimo Bernardo Soares, que aliás em muitas coisas se parece com Álvaro de Campos, aparece sempre que estou cansado ou sonolento, de sorte que tenho um pouco suspensas as qualidades de raciocínio e de inibição; aquela prosa e um constante devaneio. É um semi-heterónino porque não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e a afectividade.” É do Livro do Desassossego que saem outros nomes para as outras personagens e é com este convite que termino.

Kivi

Sem comentários: