terça-feira, junho 06, 2006


Kafka à Beira-Mar - Haruki Murakami

Ora aqui está livro que me deu em que pensar. Fiquei a pensar se com o passar do tempo estarei a perder a sensibilidade literária, isto porque a verdade é que pouco percebi do enredo. O Sr. Murakami deslumbra-me com as situações completamente surreais que cria ao longo da história, as personagens são bastante pormenorizadas, invulgares ainda que estejam presentes no nosso dia a dia (desde o Colonel Sanders da KFC ao Johnny Walker).
Kafka à Beira-Mar é aquilo que eu considero um livro belo. No entanto, o seu conteúdo é demasiado metafórico, tudo tem um duplo (senão triplo) sentido e o leitor acaba por se perder da ideia principal. Existem até mesmo personagens sem qualquer tipo de importância para a história, mas que ficam bem por serem bizarras, como a prostituta que cita Hegel e teve lugar de destaque na descrição do livro mas que surge uma única vez, num livro com mais de 500 páginas e faz uma única citação do famoso filósofo.
O livro cativou-me pela escrita, deu-me prazer de ler mas no final deixou-me uma sensação de vazio.

1 comentário:

Noname disse...

Benvinda Pandora "fora da caixa"! É bom ter mais gente a contribuir para o blog! Neste momento estou a ler o livro "Kafka à Beira Mar", mas ainda vou demorar bastante tempo a acabar (entretanto comecei a ler outras coisas). Até agora não me está a puxar muito...

Boas leituras!!