domingo, janeiro 22, 2006

New Writing 13
(editado por Toby Litt e Ali Smith - British Council/Picador)

'I don't want to get dressed. I'm sick of getting dressed.'
'But you're naked,' he said. 'It's not normal.'
'Look at me,' Lindsay said. 'Do I look fucking normal?'
'You would,' he said, 'if you got dressed.'

Esta é uma selecção do que melhor se escreve hoje em língue inglesa. São principalmente contos, mas também poemas, excertos de romances, e um ou outro texto de não ficção, já para não falar do diálogo entre uma célula cancerosa e outra saudável (Corgo and Beau, de Edwin Morgan), e textos inclassificáveis como Stories for a Phone Book, de Steven Hall.

A maior parte das histórias foca as relações humanas, especialmente entre casais. Há duas histórias que podem ser consideradas ficção científica (ambas excelentes): Deep Blue Sea, de Peter Hubbs e Novel, de A. S. Irvine, uma história delirante sobre o futuro da produção literária. Esta foi uma das minhas histórias favoritas, juntamente com A Little Nest of Pedagogues, de Fay Weldon (uma revisão da clássica figura da destruidora de lares de ar inocente). Mas a melhor de todas, na minha opinião, é Hangman, um conto divertidíssimo e muito perspicaz sobre a gaguez, que capta na perfeição os pequenos (enormes) dramas da infância.

'What's your name?' I asked. Not able to take the stillness.
'Why?'
'Just passing the time.'
'It will pass any way.'

Na poesia, Ramona Herdman captou a minha atenção com a sua sinceridade e originalidade, e Gerard Woodward demonstrou que é possível escrever ficção científica em poesia. O pequeno ensaio de Lawrence Norfolk sobre a relação entre música e escrita também acerta em cheio: "One can write to certain kinds of music; others not. But which? And why? These are troublesome questions for writers."

"Making coffee and smoking are good ways to waste time. Reconfiguring the computer, sharpening pencils and answering emails are better. (...) But best of all is deciding what to put on the stereo."

Resumindo, é um livro sumarento, capaz de agradar a vários tipos de público; que inclui escritores muito diferentes, mas todos seleccionados pela sua qualidade.
Alguns dos textos podem ser encontrados online aqui, mas não por muito tempo.

Sem comentários: