terça-feira, outubro 25, 2005

DIY: The Rise of Lo-Fi Culture - Amy Spencer

DIY significa "do it yourself", expressão que sumariza a ideia de que, se não estamos satisfeitos com os produtos culturais existentes, porque não criar a nossa própria alternativa? Esta ideia aplica-se tanto a revistas ou livros editados pelos próprios autores, como a música gravada pelas próprias bandas, e outras formas de expressão artística e cultural.

Amy Spencer apresenta uma história deste movimento, que se pode considerar como tendo começado com as revistas caseiras ("zines") criadas por fãs de ficção científica (alguns dos quais se tornaram mais tarde escritores conhecidos), e vai até aos actuais blogues e ao problema do download ilegal de música pela internet, passando pelos Beats, dos anos 50, como Jack Kerouac e Allen Ginsberg, que editavam e promoviam os seus próprios livros, ou pela cultura punk dos anos 70.

Somos assim introduzidos a uma enorme variedade de publicações das quais dificilmente teríamos conhecimento de outra forma (em Zinebook encontra-se um bom catálogo de zines, e-zines, e recursos para quem quiser passar à prática...), bem como a bandas pouco conhecidas para o grande público mas de enorme importância no panorama indie, punk, ou no movimento "Riot Grrl".

Resumindo, este é um livro essencial para bloggers, membros de bandas de garagem, ou para todas as pessoas que se sentem desiludidas com o corporativismo dos media e do meio musical e pensam poder contribuir para a criação de alternativas. No mundo globalizado do século XXI, cada um de nós é um potencial produtor de cultura; basta que tenha algo a dizer e a motivação para o fazer.

Sem comentários: