quarta-feira, outubro 12, 2005


Crónica Feminina - Inês Pedrosa
(D. Quixote)

Quando for grande quero ser como a Inês Pedrosa.

Talvez mais conhecida como romancista, a Inês Pedrosa é uma excelente jornalista, que assina uma crónica semanal na revista do Expresso. Uma selecção destas crónicas foi recentemente editada pela D. Quixote.
Inês Pedrosa tem uma escrita fácil, fluida, luminosa, com um toque de humor, e acima de tudo não tem papas na língua nem medo de chamar as coisas pelos seus nomes, situando-se acima do politicamente correcto.

Os temas explorados nestas crónicas vão desde questões políticas importantes, nomeadamente aquelas que muitas vezes não são consideradas como tal, por serem "assuntos de mulheres", como é o caso dos julgamentos por prática de aborto em Portugal, o flagelo da violência doméstica ou os direitos humanos em países do chamado "Terceiro Mundo"; passam por recomendações de filmes e livros; pelo elogio sincero de pessoas que o merecem (uma prática infelizmente rara no nosso país), e acabam por constituir no seu conjunto uma análise transversal da sociedade contemporânea.

Acima de tudo, estas crónicas são muito viciantes. Uma pessoa começa a ler e depois não consegue parar, lêem-se umas a seguir às outras, e se há uma ou outra cujo ponto de vista difere do nosso, isso não as torna menos estimulantes. Todos os assuntos escolhidos são interessantes e actuais, e tratados com inteligência e humor. Altamente recomendado.

Sem comentários: