sexta-feira, julho 08, 2005


Stella Descending - Linn Ullmann

Stella Descending começa por parecer um policial. Um casal executa uma estranha dança no telhado de um prédio, e a mulher cai. Há várias testemunhas. Uns acham que o marido a atirou; outros, que a tentou agarrar. Há uma detective que vai investigar. Mas o livro não envereda pelo policial. É antes uma sucessão de monólogos intimistas dos vários personagens da vida de Stella, tais como a filha mais velha, Amanda, que passa o tempo a jogar um jogo de computador em que tem de cair de um nível para o outro, ou o velho resmungão Axel, antigo paciente e amigo de Stella (que era enfermeira). Há também as entrevistas da detective a Martin (o marido), e excertos de uma cassete de vídeo que Stella e Martin tinham gravado para a companhia de seguros, e que revelam bastante sobre a sua relação.

O livro é um pouco como um puzzle, e embora não nos seja dada uma resposta definitiva à questão da morte de Stella, é possível chegarmos a uma conclusão, a partir das pistas que nos são dadas. Mas o principal interesse do livro, para mim, é a sua exploração das relações humanas (especialmente interessante é a estranha reacção que Martin tem em relação à filha, Bee, o bebé que nunca chora).

Em conclusão, é um livro muito escandinavo, atmosférico, como um filme de Ingmar Bergman, de quem Linn Ullmann é filha (e da atriz Liv Ullmann). Fiquei ansiosa por ler o outro livro dela (anterior a este), Before You Sleep.

Sem comentários: