sábado, março 22, 2008





Harry Potter e os Talismãs da Morte - J. K. Rowling

Este é o sétimo e último livro da série Harry Potter. Não li os sete livros, comecei a ler a partir do 3º, quando as personagens já eram um pouco mais graúdas. E viciei-me como tantas outras pessoas.
A história tem um enredo poderoso e algo complexo. Falando no geral sobre a série, há algo que não entendo. É certo que estes livros estão repletos de fantasia, os heróis são crianças, é a velha história da luta entre o bem e o mal, mas eu considero o universo criado, e muito bem, extremamente complexo para crianças. Falamos de um mundo de bruxos e bruxas totalmente diferente da realidade. E ler que estes livros são indicados para toda a família faz-me confusão. São muitas leis, ministérios, regras, disciplinas, linguagens, desportos, gerações e sei lá que mais, que em nada de assemelham ao mundo real, e por este motivo, não imagino (gastei a minha imaginação) uma criança a absorver e conjugar todas estas informações. Mas nem é so isso. Os primeiros livros que li tinham uma particularidade que me agradou bastante face aos meus normais hábitos de leitura, eram divertidos! Era uma leitura agradável que por vezes nos fazia rir. Com o avançar da série isso mudou radicalmente. Tornaram-se histórias deprimentes e melancólicas de chorar baba e ranho. E não gosto de imaginar crianças a " viajarem" para esse mundo. Desaconselho.
Quanto a este H.P. e os Talimãs da Morte, na minha opinião, não devia ter sido o último. Há demasiada informação despejada pela autora de forma a que o leitor consiga entender o fim. O ritmo, o desenvolvimento da intriga é de extremos. Durante uma parte do livro as personagens não sabem o que andam a fazer e de repente, descobrem as soluções todas! Principalmente Harry Potter, o herói que sempre precisou de ajuda. É das características desta série que achei mais interessante, quem ouve falar de Harry Potter e não conhece a história não imagina que este herói durante toda a série nada fez sem ajuda. Neste livro, segue uma missão numa ignorância completa e do nada passa a saber tudo. Deveria haver um outro livro para a autora nos dar tempo para assimilar as descobertas última hora. No entanto, para adultos, é sem dúvida uma série cativante e este último volume não foge à regra.

Sem comentários: