terça-feira, setembro 18, 2007



Contra o Fanatismo – Amos Oz

O que é o fanatismo? Não se resume apenas aos bombistas suicidas fiados na recompensa celestial. Fanáticos são todos aqueles para quem o fim, seja ele qual for, justifica os meios. Ao contrário dos restantes de nós, para quem a vida é um fim em si própria, e não um meio. Fanáticas são as pessoas que não suportam que os outros tenham ideias e modos de vida diferentes dos seus e que querem à força convertê-los às suas ideias, sejam elas de ordem religiosa, política, social...
O fanatismo é insidioso e difícil de combater. Algumas das armas mais eficazes contra ele são a literatura, o sentido de humor, e aquilo a que se designa por empatia: o exercício de nos tentarmos imaginar na pele do outro.
Este pequeno livrinho, baseado em conferências dadas pelo romancista judaico Amos Oz, que se define a si próprio como um ex-fanático recuperado, é simultaneamente um ensaio sobre a natureza do fanatismo e uma análise sucinta do conflito entre Israel e a Palestina, que atribui culpas e razão a ambas as partes, sugerindo aquela que acabará por ser a única solução, embora desagrade a todos os envolvidos: um compromisso.

Sem comentários: